quinta-feira, 26 de julho de 2018

São Gilberto e a vida nova em Cristo

Resultado de imagem para vida nova em cristo



         Pelo dom de nosso batismo fomos todos inseridos em Cristo. É por isso que todo batizado, todo cristão, é chamado a “conformar-se” com Cristo; isto é, assumir a forma de Cristo, tanto no sofrimento quanto na glória. É o que São Paulo dizia a São Timóteo: “Eis uma verdade absolutamente certa: Se morrermos com ele, com ele viveremos. Se soubermos perseverar, com ele reinaremos” (2Tm 2,11).
            É neste profundo mistério de fé que fomos todos inseridos, um projeto de vida nova em Cristo e com esta graça. Diziam os Santos Padres da Igreja: “Christianus alter Christus”, isto é, o cristão é um outro Cristo, exatamente por ser membro do Corpo de Cristo e viver do Seu mesmo Espírito.
         Eis a experiência de São Gilberto: procurou em sua vida conformar-se com a vida nova em Cristo, assumindo seu batismo na santidade de vida. Nos dizem os relatos de sua vida que ele foi um homem profundamente orante e amante do silêncio, pois que no silêncio é que se pode ouvir a voz de Deus e a ela responder na generosidade de coração à esta dinâmica do Espírito Santo.
           São Gilberto assumiu aquilo que São Paulo escreveu: “Eu vivo, mas já não sou eu: é Cristo que vive em mim. A minha vida presente, na carne, eu a vivo na fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim” (Gal 2,20). Este é o convite que o próprio Espírito suscita em nosso coração: conformar nossa vida à graça da vida em Cristo.
          Os santos são aqueles que fazem a leitura dos sinais dos tempos no seu tempo sobre a vida da graça para cumprirem em suas vidas a palavra de Deus, a exemplo do modo como viviam  os primeiros cristãos:  fizeram tudo o que fizeram, viveram tudo o que viveram porque estavam na expectativa da volta do Senhor. E nós também precisamos viver assim: vigiando, orando, adorando nosso Deus, fazendo o bem, tudo à espera do Senhor.
           Que São Gilberto nos ajude sempre a viver a vida nova em Cristo, assumindo o nosso batismo e inseridos em Cristo, sejamos no mundo um sinal de esperança.


Resultado de imagem para vida nova em cristo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.