segunda-feira, 1 de novembro de 2021

São Gilberto de Sempringham e os santos

 





Os santos refletem a beleza da Igreja de Cristo,  "toda gloriosa, sem mácula, sem ruga, sem qualquer outro defeito seme­lhante, mas santa e irrepreensível" (Ef. 5,27). São Paulo, na sua primeira Carta aos Coríntios, faz um apelo para que cada um tome consciência da sua vocação e missão ao longo da vida e caminhada: “Aos santificados em Cristo Jesus, chamados a ser santos com todo aquele que em todo lugar invoque o nome do Senhor nosso, Jesus Cristo” (1Cor 1,2). 

     Todos os que crêem em Cristo são efetivamente “chamados a ser santos”, o que, na linguagem do Apóstolo, significa sobretudo, pertencerem, serem consagrados a Deus mediante o batismo e, portanto, em sentido pleno desta consagração, tornarem-se ao longo da caminhada , santo.

    Assim como a salvação, a santidade é um dom oferecido a todos os homens. “Sede santo, porque eu sou santo” (Lv 11,14). É uma palavra de ordem para o povo de Israel. A santidade é manifestar a santidade de Deus. É um convite sempre novo a buscar cumprir na vida o chamado batismal: a santidade de vida. E Jesus no Novo Testamento especificou: “Sede perfeitos como é perfeito o vosso Pai Celeste” (Mt 5,48). 

 Estas palavras Jesus não as dirigiu a um grupo escolhido, não as reservou aos Apóstolos, aos íntimos, mas pronunciou-as diante da multidão que o seguia. Jesus, o Santo por excelência, veio santificar todos os homens e a todos oferece os meios necessários, não só para a salvação, mas também para a santificação: “Eu vim para que tenham a vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10). 

 São Gilberto viveu em seus dias esta vocação e foi nutrido pela ação do Espírito Santo para esta santidade de vida e viveu com santos ao seu redor. São Bernardo de Claraval, São Malaquias de Armagh, São Tomas Becket, Beato Eugênio III. Que todos os santos e santas de Deus intercedam por nós.

 

                

São Bernardo de Claraval, abade




Beato Eugênio III, papa




São Malaquias de Armagh, bispo




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.