segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Trezena em louvor a São Gilberto de Sempringham- Décimo Primeiro Dia

 


Décimo Primeiro Dia


São Gilberto homem simples e de oração

 

1-   Saudação: Em nome do Pai...

2-   Invocação do Espírito Santo

3-    Elevemos a Deus, pela intercessão de São Gilberto, os nossos rogos:

 - Pai amoroso e cheio de bondade, pela intercessão de vosso servo São Gilberto, nós queremos suplicar as graças necessárias sobre todos aqueles que ainda não conhecem o amor e a salvação em Jesus Cristo. Roguemos ao Senhor: Senhor, ouvi-nos e atendei-nos.

- Deus clemente e pleno de misericórdia, pela intercessão de vosso servo São Gilberto, nós queremos suplicar em favor de toda a vossa Igreja, espalhada pelo mundo inteiro, que ela seja fortalecida em vosso amor e pelo poder do Espírito Santo possa chegar a todos os que aguardam a Boa Nova do vosso Filho. Roguemos ao Senhor: Senhor, ouvi-nos e atendei-nos.

- Pai santo e justo, pela intercessão de vosso servo São Gilberto, nós suplicamos por todas as crianças que não foram desejadas pelos seus, e, que abortadas, sejam libertadas do poder do mal e que mereçam pela vossa compaixão herdar o reino de Jesus, roguemos ao Senhor: Senhor, ouvi-nos e atendei-nos.

- Deus santo, Deus forte, Deus imortal, vos suplicamos pela intercessão de vosso servo São Gilberto por todos os líderes políticos e pelas nações, que a paz e a concórdia possam reinar em nossos dias e que possamos todos gozar de liberdade de culto, roguemos ao Senhor: Senhor, ouvi-nos e atendei-nos.

- Senhor de comunhão e unidade, pela intercessão de vosso servo fiel São Gilberto, nós vos rogamos pelas nossas comunidades, reunidas em torno da Mesa da Palavra e da Mesa da Eucaristia, para que, sustentados em nossa fé possamos melhor reponder ao nosso chamado para sermos testemunhas de Jesus Cristo, roguemos ao Senhor: Senhor, ouvi-nos e atendei-nos.

4-   Palavra de Deus: São Mateus 7, 7-12

5-   Reflexão da palavra na vida: A confiança do discípulo está no Senhor e não em coisas. Assim Jesus nos propõe no Sermão da Montanha total abandono e entrega confiante em Deus. Assim, como estou vivendo esta confiança em Deus em minha vida? Aponte situações concretas.

6-   Vida de São Gilberto: São Gilberto na casa do bispo e sua vida de oração:

Durante todo o período de sua permanência na residência episcopal Gilberto usou a tonsura e vestiu-se como um eclesiástico. Suas maneiras estavam de acordo com seu vestido. Ele era afável, mas reservado, abstêmio, digno no porte e prudente no falar. "Já", diz seu biógrafo, "você teria pensado que ele era um cônego regular em vez de um escriturário." Com o Bispo tornou-se um grande favorito. Compartilhavam o mesmo quarto e mantinham uma relação muito amistosa. Quão pouco as distrações do esplêndido palácio episcopal tiveram o poder de perturbar a vida interior de Gilberto pode ser deduzida de uma observação que ele fez muitos anos depois a um de seus filhos espirituais. Ele lhe disse que havia praticado uma mortificação maior naquela época do que jamais conseguira alcançar na vida adulta.

Fala bem do caráter de Alexandre que, em meio à magnificência que ele tanto amava, ele pudesse manter relações de natureza cordial com o humilde funcionário cujas aspirações e interesses eram tão distantes dos seus. A religião que, apesar das aparências, era um forte poder na vida do prelado, como claramente o era na do escrivão, unia-os em laços espirituais que a pressão da ninharia deste mundo não poderia quebrar.

Muitas vezes, naqueles dias, Gilberto, deixando a multidão ocupada de cortesãos e servos, fugia para seus aposentos, e lá passava longas horas em oração. As relações amistosas que mantinha com seus companheiros, eclesiásticos e leigos, não eram perturbadas por seus exercícios devocionais. Uma piedade muito ostensiva muitas vezes tem o efeito de repelir os observadores em vez de edificá-los.

No caso de Gilberto, sua simples humildade atraiu todos os corações, se não para a prática da virtude, pelo menos para a admiração dela. Conta-se uma divertida história de suas mortificações noturnas durante o tempo em que ocupava o dormitório do bispo. Provavelmente Alexandre dormia bem, pois demorou muito para descobrir que Gilberto não descansava tão confortavelmente na cama quanto ele próprio. Em certa ocasião, um visitante ocupou uma terceira cama no apartamento. Durante a noite ele acordou de repente, e ficou surpreso ao ver pelo fraco brilho de uma vela, uma figura fantasmagórica se movendo, para cima e para baixo. Era Gilberto ocupado com suas devoções noturnas, às vezes ajoelhado, às vezes em pé em oração, mas o visitante levou vários momentos para descobrir isso. De manhã fez Gilberto pagar o susto que lhe dera contando a história ao bispo. Ele perguntou como era que ele mantinha “uma dançarina” em seu quarto de dormir, para assustar seus convidados desavisados”.

7-   Pelo exemplo de São Gilberto na simplicidade e na vida de oração, qual é o propósito de vida que quero fazer para a minha vida hoje?

8-   Pai nosso...

9-   Ave Maria...

10-          Glória ao Pai...

11-          Oração final: faça sua oração espontânea.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.