sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Trezena em louvor a São Gilberto de Sempringham- Oitavo Dia

 


Oitavo Dia


O Mestre São Gilberto


1-   Saudação: Em nome do Pai...

2-   Invocação do Espírito Santo

3-   Pedido de perdão:

- Senhor, tende piedade de nós

- Cristo, tende piedade de nós

- Senhor, tende piedade de nós

4-   Palavra de Deus: São Lucas 4, 16-24

5-   Reflita sobre a palavra confrontando-a coma sua vida: Como eu faço leitura da ação de Jesus em minha vida? Tenho percebido as libertações que o Senhor têm realizado em mim?

6-   Vida de São Gilberto: O mestre São Gilberto

 Ele abriu uma escola na aldeia e assumiu a tarefa de mestre. Isso foi por volta do ano de 1120. Para entender completamente o significado da obra, devemos ter em mente o estado rural da Inglaterra naquela época. Para as deficiências particulares sob as quais os saxões trabalharam já foi feita referência. O maior número de habitantes de Sempringham era de origem inglesa; os normandos, no entanto, eram mais ricos e ocupavam posições mais influentes.

Na escola de Gilberto todas as classes eram bem-vindas. O filho do rústico saxão sentou-se ao lado do filho do escudeiro normando; os descendentes do barão saxão foram à escola com os filhos do artesão normando.

O aprendizado era estimado como uma pérola de grande valor, e as crianças eram enviadas em multidões para buscá-lo. Até então, a escola mais próxima ficava em Lincoln e era de pouco proveito para os moradores da remota Sempringham.

Os eruditos eram ignorantes mas ávidos de aprender, o mestre zeloso e entusiasmado. Meninas e meninos se aglomeravam para ouvir seus ensinamentos. No início, o progresso foi lento, mas, com o passar do tempo, Gilberto tornou-se orgulhoso de seus alunos, especialmente das meninas, algumas das quais se tornaram proficientes estudiosos de latim. Sua maior atenção, no entanto, foi dada às lições de conhecimento religioso. Desde o início, ele inculcou a verdade de que o aprendizado só tinha valor na medida em que se mostrava um auxílio à virtude. Ele os ensinou a visar à prática da perfeição religiosa, a compreender e valorizar os serviços e a liturgia da Igreja. Pelas palavras do cronista fica evidente que os meninos-estudos dormiam e se hospedavam na escola. As meninas, sem dúvida, eram alunas do dia.

O mestre dava grande importância à educação moral e religiosa das crianças. "Ele restringiu os meninos da liberdade de brincar e vagar à vontade." O tempo permitido para brincar, trabalhar e orar era regulamentado e restrito. Gilberto insistiu no comportamento devoto e decoroso na igreja. Ele proibiu qualquer conversa no edifício sagrado. Os meninos dormiam em um dormitório onde o silêncio era imposto”.

7-   Como eu percebo na missão de São Gilberto a ação do Espírito Santo? O que mais chamou minha atenção?

8-   Tendo feito a sua meditação, agora pare um pouco de tempo para pedir a ação do Espírito em sua vida e que a exemplo de São Gilberto saibamos educar, sobretudo na fé os nossos queridos.

9-   Preces

10-       Pai nosso...

11-       Saudação a Virgem Maria:

- eu te saúdo Maria, filha predileta do Pai: Ave Maria ...

- eu te saúdo Maria, mãe do Filho Redentor: Ave Maria...

- eu te saúdo Maria, esposa do Divino Espírito Santo: Ave Maria...

 

 

 

        12- Oração final:

“Óh glorioso São Gilberto de Sempringham tu compreendeste em tua vida o chamado do Senhor e respondeste com alegria e generosidade.

Intercedei por mim a fim de que eu também possa perceber a cada dia de minha vida o meu chamado e que com alegria também possa dar o meu sim generoso, sobretudo nestes dias em que há em nosso meio tão forte um esfriamento na fé.

Amém!”

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.