quarta-feira, 1 de setembro de 2021

São Gilberto e a palavra de Deus



     Os discípulos de Jesus Cristo são homens e mulheres que fazem uma profunda experiência da Palavra de Deus em suas vidas. São pessoas que se deixaram ser tocadas pela graça e se convenceram de que dependem totalmente da misericórdia de Deus.
     A palavra proclamada no meio de uma comunidade tem a força e o poder de santificar e transformar os corações, as atitudes, as palavras e os gestos dos seus ouvintes, pois como nos recorda São Tiago: "tornai-vos praticantes da Palavra e não simples ouvintes" (1,22a). Esta palavra pode mudar completamente a nossa realidade humana se permitimos que o poder do Espírito Santo aja em nossa vida, nos iluminando e impulsionando.
     Assim, da mesma forma como em nossa vida foi esta ação de Deus pela sua Palavra na vida de São Gilberto. Como nos tempos de sua mocidade quando diante dos desafios de sua vida pessoal devido à sua deficiência física e dificuldades nos relacionamentos com os empregados de sua casa, graças à força e o impulso da palavra foi motivado a vencer corajosamente todas as adversidades. 
    São Gilberto compreendeu que unicamente com esta profunda vivência da palavra pode transformar a vida e as atitudes, e desta forma ele pôde, depois de retornar da França, olhar com misericórdia para todos os pobres e para os empregados de seu pai com uma profunda abertura ao perdão e ao acolhimento em suas necessidades.
      Eis aí a riqueza insondável e imensurável da Palavra de Deus agindo na vida dos discípulos do Senhor: são capazes de superar e vencer todas as situações que humanamente seria impossível de viver e se transformar. Assim viveu São Gilberto e assim também nós podemos viver.
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.