quinta-feira, 21 de setembro de 2023

De pecadores a santos!

 



De pecadores a santos!
“Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores" (São Mateus 9,9)
É verdade a famosa frase: “Todo santo tem um passado, enquanto todo pecador tem um futuro”. Para mim, é tão reconfortante saber disso. Honramos e admiramos os santos. Por quê? Porque eles são as testemunhas vivas da nossa fé. Eles nos ensinam muitas coisas diferentes: como superar a perseguição, como viver uma vida de oração, como proclamar sempre a verdade e muito mais. Portanto, para mim é reconfortante olhar para os santos e saber que também eles eram pecadores. Contudo, em algum momento durante a sua vida, eles encontraram o Deus vivo, através de seu Filho Jesus Cristo, que mudou suas vidas para sempre. Como ouvimos hoje no nosso Evangelho: “Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores”.
O santo que hoje festejamos, São Mateus, bom, nosso  querido São Gilberto, não é diferente. Ele não era querido durante sua época. Ele trabalhou para os governantes romanos como cobrador de impostos, roubando as pessoas comuns até a fome. Digamos apenas que ele era definitivamente um pecador. No entanto, ele encontrou Deus encarnado, Jesus Cristo. Jesus disse: “Venha, siga-me”, e sem hesitação, Mateus seguiu Jesus. Ao seguir Jesus, Mateus não só aprendeu muitas coisas, mas também as colocou em prática. Eventualmente, a sua fidelidade levou-o ao martírio, a derramar o seu sangue da mesma forma que Jesus fez por nós, mas por Deus.
Como fez São Mateus, pare e ouça as palavras de Jesus, coloque-as em prática e um dia você também poderá se tornar um santo. Podemos e somos pecadores, mas somos pecadores que Jesus está chamando para ser santos!
Irmãos e irmãs, como Deus está chamando vocês para segui-lo? Na sua vida cotidiana, como ele está chamando você para viver a sua fé?
Senhor, eu oro por todos aqueles que discernem a vontade de Deus em suas vidas. Que uma vez que ouçam suas palavras, eles possam segui-las e trilhar a jornada em direção à santidade. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.