quarta-feira, 1 de março de 2017

Quaresma: tempo de conversão






            Caros amigos de São Gilberto, com toda a Igreja de Cristo iniciamos com a Quarta-feira de Cinzas este tempo forte e oportuno de conversão de nossa mente, vida, coração e atitudes, rumo ao Mistério Pascal de Jesus Cristo. Viver o tempo quaresmal é entrar por um caminho que nos leva ao grande retiro espiritual que convoca-nos à uma radicalidade evangélica à luz das três atitudes de conversão que o Senhor nos propõe:
1- a esmola: um convite à uma mudança de vida em relação ao próximo, chamados a na caridade vivermos uma mudança de comportamento com o nosso irmão: amar mais e julgar menos, ser mais solidário e presente, olhar com misericórdia e ternura, humildade nos relacionamentos humanos, misericórdia para com o pecado e limite do outro;
2- a oração: uma nova relação de amor com Deus que em seu Filho nos revela todo o seu amor. A vida de oração deve ser uma relação de proximidade com Deus, uma profunda intimidade. Não se pode viver a vida espiritual de forma ritualista e mecânica, mas uma experiência de amor com Deus que é próximo de nós. A vida de oração nos leva á amizade com Deus e nos aproxima do outro.
3- o jejum: uma atitude que modifica o nosso coração e nossa vida quando permitindo ser transformado pelo Senhor nos aponta um caminho de renovação de nosso espírito vencendo em nós todo orgulho, prepotência, vaidade, e nos aponta um caminho de desprendimento de nós mesmos e nos convoca ao esvaziamento de nossa busca desenfreada de prazer. Viver o jejum nos conduz ao outro, a Deus e a nós mesmos.
          Ninguém pode ser santificado em si mesmo, mas santifica-se em Deus e no seu Espírito de vida. Assim certamente viveu São Gilberto as três atitudes de conversão. Que ele nos ajude por sua intercessão na graça de vivermos também escondidos em Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.